quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O PRINCIPIO DO SERVIR – Mateus 5:4

O PRINCIPIO DO SERVIR – Mateus 5:4

“ Bem aventurados os que choram porque serão consolados”.

Introdução: Na primeira mensagem dessa série falamos do principio da adoração, que se consiste em colocar Deus no centro e nós vivendo uma vida de completa dependência dele.

Hoje falaremos sobre o principio do servir e para isso primordialmente diferenciaremos princípios e regras: as regas são temporárias e os princípios eternos. Um exemplo emblemático da diferença entre princípios e regra é o uso do véu descrito pelo Apóstolo Paulo em I aos Coríntios 1:16. As bem aventuranças são princípios que devem ser aprendidos e vividos por todo cristão confesso.

Na expressão ”bem aventurados os que choram” o Senhor Jesus não está falando de pessoas sensíveis emocionalmente, não significando portanto que as pessoas emotivas são bem aventuradas ou felizes.

Vejamos pois algumas implicações contidas na expressão “bem aventurados os que choram”.


I – A IMPLICAÇÃO BÁSICA DESSE PRINCIPIO

O principio do Servir tem basicamente dois significados básicos. Vimos na introdução que esse principio não diz respeito a pessoas emotivas, mas sim as que choram por seus próprios pecados. Os que choram não desenvolvem sentimento de vítima, não procuram os culpados ao passar por problemas, pelo contrario assumem a responsabilidade. Não entram na defensiva atacando Deus e o mundo por seus problemas.

Segundo são bem aventuradas as pessoas que choram pelos pecados ou problemas de seu semelhante. Dessa forma os que choram são os que enxergam seus próprios pecados e por isso são quebrantados compadecendo de seu semelhante, reconhece a condição do outro e se voluntaria para servi-lo nos momentos de angustia e dificuldade.


II – CONSEQUENCIAS DA DESOBEDIENCIA DESSE PRINCÍPIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário